segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O QUE SÃO FUNGOS?

REINO FUNGI


     Os fungos são um reino que agrupam cerca de 78 mil espécies, amplamente distribuídos na terra, principalmente onde há pouca luz e grande umidade.
      O ramo da Biologia que estuda os fungos chama-se Micologia (mico = fungo).
      São organismos eucariontes, heterótrofos por absorção; alguns unicelulares e a grande maioria são pluricelulares.
      As células estão associadas formando filamentos denominados hifas, que se agrupam formando o micélio, que tem uma parte vegetativa, encarregada da nutrição, e uma parte especializada para a reprodução.
     A parede das células é formada de quitina, um polissacarídeo.
     A reprodução pode ser assexuada – por brotamento (nos unicelulares), por fragmentação do micélio e por produção de esporos; ou sexuada, pela fusa de hifas.
     A nutrição é heterotrófica por absorção: eles eliminam enzimas digestivas que decompões a matéria orgânica, liquefazendo-a, para depois absorvê-la (digestão extracorpórea).
     A respiração pode ser aeróbia, onde utilizam o O2 do ar, ou anaeróbia (facultativa), onde fazem fermentação na ausência do O2. O carboidrato usado como reserva energética é o glicogênio.
Classificação: pode ser classificados em Ascomicetos, Basidiomicetos, Zigomicetos (ficomicetos) e Deuteromicetos.
. Ascomicetos – esporos produzidos em ascos (saco).Exemplo: levedo – principal espécie é o Saccharomyces cerevisiae, usado na fabricação de bebidas alcoólicas, álcool e pão-; a trufa, usada na culinária; a Neurospora, um bolor rosado do pão usado em pesquisa genética; além de diversos parasitas de plantas, como o Clariceps purpúrea, que ataca cereal (caso o homem ingira o cereal contaminado, terá alucinações e morrerá).
. Basidiomicetos – (do grego, basidion = base pequena).Conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau.Esta parte visível é o corpo de frutificação ou basidiocarpo, que cresce para o alto e produz esporos. Entre os basidiomicetos podem-se citar os fungos causadores de doenças nos vegetais como a ferrugem no trigo, no café e outras plantas; os comestíveis, como o Agaricus campestris, os alucinógenos, como Psilocybe mexicana, os venenosos como o Amanita muscaria, onde a ingestão de um pequeno pedaço pode causar a morte.
. Zigomicetos – também chamados ficomicetos em outras classificações. Vivem geralmente no solo, alimentando-se de matéria orgânica em decomposição. Mas há alguns aquáticos.
O bolor negro do pão é um exemplo. Alguns são usados para a produção de molho de soja (o shoyo, da cozinha japonesa); hormônios anticoncepcionais e medicamentos antiinflamatórios.
.Deuteromicetos – (deutero = secundário).Também são chamados fungos imperfeitos, pois não tem reprodução sexuada conhecida.
Fazem parte dos deuteromicetos muitos parasitas de vegetais e animais (inclusive do homem), onde produzem infecções chamadas micoses. Dentre elas estão o sapinho ou candidíase, causada pelo Candida albicans; a frieira ou pé-de-atleta, provocada pelo Tinea pedis.
Na produção de alguns tipos de queijos, além da fermentação feita por bactérias, há também a ação dos fungos que produzem veios escuros no queijo roquefort (fungo Penicillium roquefortii), ou a cobertura branca no queijo camembert (Penicilliun camembertii).



LIQUENS
     São associações entre um fungo (geralmente um ascomiceto), e uma alga (quase sempre clorofícea) ou uma cianobactéria.
O fungo produz um ácido que desagrega as rochas e, através de suas hifas, absorve a água e sais minerais do solo, fornecendo-o à alga. Esta produz matéria orgânica por fotossíntese, fornecendo-a ao fungo.
     A reprodução  dos liquens  é assexuada, realizada por pequenos fragmentos – os sorédios- que podem ser levados a lugares distantes pelo vento.Os sorédios se formam nos apotécios ou peritécios.
 MICORRIZAS

     As micorrizas (mico = fungo; rizas = raiz), são associações do tipo mutualismo de fungos (a maioria basidiomicetos) com as raízes das plantas. Os fungos beneficiam a planta, suprindo-a com água e sais minerais, enquanto a planta fornece matéria orgânica.As plantas são beneficiadas nessa associação onde o solo é pobre em sais minerais.Sem os fungos elas não sobreviveriam.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DE UMA ÁRVORE!

ÁRVORES
     Nunca subestime o poder de uma árvore! Além de nos dar uma fantástica quantidade de papel e outros produtos, as árvores ainda fornecem muitos outros benefícios – desde sombra nos nossos quintais até ajuda na manutenção do clima global.
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão.
     As sociedades industrializadas dependem de combustíveis orgânicos como a gasolina, óleo, carvão e gás natural para aquecer lares e dar energia à fábricas, veículos, eletrodomésticos e outras máquinas.A queima destes combustíveis libera enorme quantidades de carbono na atmosfera.Em média, cada pessoa é responsável por 2,3 toneladas de carbono atmosférico por ano.Alguns cientistas acreditam que estas emissões podem causar mudanças climáticas, que por sua vez poderiam levar à tempestades severas, secas, enchentes e épocas de fome.
     O plantio de árvores é uma estratégia importante para a redução desta ameaça em potencial. Em média uma árvore jovem armazena 11,3 kg de carbono atmosférico por ano.
     Uma criança de 12 anos de idade precisa plantar e manter 65 árvores para anular a quantidade de carbono que irá colocar na atmosfera durante o resto de sua vida.
Outros benefícios que a árvore oferece:
·        * Ajuda a coletar pequenas partículas (poeira, cinza, fuligem) que possam prejudicar os pulmões;
·        *  Absorve dióxido sulfúrico e outros poluentes;
·        *  Reabastece a atmosfera com oxigênio;
·         * Prende o solo com suas raízes, prevenindo a erosão;
·        *  Fornece alimento e moradia para pássaros e outros animais;
·         * Serve como barreira contra o vento, mantendo os prédios mais quentes;
·         *  Fornece sombra, mantendo os prédios mais frescos;

·        * Abafa o ruído do tráfego.

Método Científico


Através do método científico o cientista tenta resolver problemas. De forma resumida, ele desenvolve as seguintes etapas:
.observação de um fato;
.formulação de problemas;
.elaboração de uma hipótese;
.teste com experiência controlada.
Se a experiência está em desacordo com a hipótese, a hipótese é falsa; do contrário, a hipótese, no futuro, poderá ser uma lei ou fazer parte de uma teoria.

Questões para revisão
1. Enumere as principais etapas do método científico.
2. Explique o que é uma experiência controlada.
3. Como você testaria a eficiência de um remédio para combater uma doença?
4. O que você entende por leis e teorias científicas?

Questões discursivas
1. Imagine que você esteja cultivando uma planta em solução nutritiva. Como procederia para se certificar de que certo elemento mineral é essencial para a vida dessa planta?
2. Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou um experimentos em que preparou três aquários com esses peixes, nas seguintes condições: o aquário I foi mantido iluminado e nele se introduziu presas vivas; o aquário II ficou em total escuridão e também recebeu presas vivas; o aquário III, iluminado, recebeu presas vivas e envoltas num recipiente impermeável, transparente e incolor.
a) Se a visão for o único sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que será observado                  nos três aquários?
b) O que será observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa?

c) Se as piranhas não atacarem o aquário III, o que você conclui?