sexta-feira, 26 de junho de 2015

História do Sangue.



Por que temos tipos sanguíneos diferentes?

De acordo com estudiosos, por volta de 30.000 a 40.000 a.C., os primeiros homens das cavernas que habitaram o planeta tinham o sangue do tipo O, e por isso este tipo é considerado um sangue primitivo. Nesta época todos tinham o mesmo tipo sanguíneo e por milhares de anos este foi o único tipo de sangue existente. É o mais freqüente ainda hoje. O tipo O marcou a ascensão do homem ao topo da cadeia alimentar. Ele era caçador ativo, todos comiam as mesmas coisas, respiravam o mesmo ambiente e tinham as mesmas doenças.
Mas, com o aumento da população, começaram as migrações e com isto novas populações foram se isolando e a variação se acelerou. Houve uma mudança da condição de caçador para um modo de vida mais “agrário-domesticador”. Então por volta de 25.000 a 15.000 a.C. na Ásia ou no Oriente Médio, surgiu o sangue do tipo A, nessa época o homem já era mais sociável e colaborativo.
O sangue do tipo B apareceu por volta de 10.000 – 15.000 anos a.C. na região da cordilheira do Himalaia, quando foi necessária a primeira grande adaptação foi ao clima e o ambiente bastante diferenciado. Era uma sociedade que mostrava muito inteligência e criatividade. Hoje em dia, o tipo B é encontrado dominante desde o Japão, Mongólia e China e o oeste da Europa. Os alemães e austríacos apresentam uma grande porcentagem de indivíduos de tipo B.
Novas linhagens foram surgindo, as mudanças se seguiram e não demorou muito surgiu o sangue do tipo AB, considerado hoje, o mais raro, pois só abrange de 2-5% da população mundial. Surgiu entre 500 a.C. e 900, como resultado da miscigenação do tipo A caucasiano com o tipo B dos mongóis. É como se fosse uma mescla entre as características de todos os outros grupos.
Assim, acredita-se que os diferentes tipos sanguíneos foram surgindo com a diferenciação e distanciamento das linhagens humanas. O surgimento se tornou necessário assim como a diferença em cores de pele, pelos, formato dos olhos, etc. Dizem que o apelido “sangue azul” foi determinado para o tipo sanguíneo AB devido a sua raridade!

Sangue



GRUPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO
-O sangue é formado pelo plasma sanguíneo e por elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas).
-O sistema ABO de grupos sanguíneos da espécie humana é um caso de polialelia (vários alelos), com os genes A, B e O e os grupos sanguíneos A, B, AB e O.
-O grupo sanguíneo é determinado pela presença ou não de certos antígenos (corpo estranho) na membrana do glóbulo vermelho. Assim, pessoas do grupo A, apresentam um antígeno chamado aglutinogênio A; do grupo B, o aglutinogênio B; o AB apresenta os dois aglutinogênios e o grupo O não apresenta nenhum (na verdade seria o grupo zero, mas muitos dizem grupo ó). Além da presença de aglutinogênios nas hemácias, podem ser encontrados no plasma sanguíneos anticorpos contra esses aglutinogênios – as aglutininas anti-A e anti-B. O encontro desses anticorpos com os antígenos correspondentes provoca, em geral, acidentes durante as transfusões.
-Doação de sangue diferente, mas compatível, não deve ser mais que meio litro, por causa das aglutininas que o doador traz.

-Transfusões inadequadas causam queda de pressão arterial, vermelhidão ou palidez, desmaios e podem causar até a morte.




SISTEMA Rh
-Outro sistema de grupos sanguíneos é o sistema Rh, que envolve dois alelos: D e d.Esses genes podem indicar que o indivíduo é Rh+ (possui o antígeno RH) ou Rh- (não possui esse antígeno.
-Uma aplicação do sistema Rh é a prevenção da Eristroblastose Fetal, que ocorre quando uma mulher Rh-, casada com um homem Rh+ tem dois filhos Rh+. As hemácias do primeiro filho se transferem para o sangue da mãe, que é sensibilizada e passa a produzir anticorpos anti-Rh. Esses anticorpos poderão causar hemólise (destruição das hemácias) no feto se a mãe não tomar a INJEÇÃO  de anticorpos anti-Rh após o 1º parto.
-A injeção de anticorpos anti-Rh (erroneamente chamada vacina anti-Rh) deve ser aplicada até 72 horas após cada parto onde o filho for Rh+. (Isso para que não seja registrado no sistema imunológico e tenha já a rápida produção de anticorpos anti-Rh).
-Quando não se sabe o Rh de uma pessoa, usa-se o Rh-. Para um homem, pode-se usar o Rh+ uma vez só se ele for Rh-; numa mulher jamais (por causa da eritroblastose fetal).
Genótipo         Grupo     
DD ou Dd          Rh+                
Dd                       Rh-                  
                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                               

Grupos sanguineos do sistema ABO



Composição química da célula (ou dos seres vivos)





domingo, 21 de junho de 2015

Educação ambiental -plano de aula.



EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Professora: Claudete Dabrowski
Disciplina: Biologia
E.E.Básica Antônio Gonzaga 
E.E.Básica Germano Wagenfuhr
OBJETIVOS:
Preservar a saúde e o meio ambiente (o ar, a água, o solo, a flora e a fauna) com pequenas atitudes como a reutilização de materiais recicláveis como garrafas pet, caixas de leite, sacolas plásticas, papel, com trabalhos fáceis, úteis e bonitos como pufes, vasos, tapetes, etc.

ATIVIDADES: 
Pesquisa sobre ao tempo de decomposição dos materiais e os danos que eles causam a fauna e a flora.                   
Reciclagem: Pufes de caixas de caixa de leite
                       Pufes de garrafa pet
                       Prendedores de cortinas de garrafa pet
                       Vasos de garrafa pet
                       Vasos com galão de água
                       Tapetes e capas de pufes com sacolinhas de supermercado (tear, trançado,...)
                       Lixeiras com pneus
                       (mais idéias serão acrescentadas)                                   
Jardinagem: Mudas em terrários de garrafa pet
                        Flores e folhagens em pet
                        Sementeiras em galões, em rolinhos de papel higiênico
                        Canteiros ou floreiras com pneus
                        Reaproveitamento dos restos de alimento do lanche para compostagem
                        (mais idéias serão acrescentadas).
Execução: Cada aluno, ou grupo de alunos, escolherá uma atividade, a qual será anotada em
                    uma folha entregue pela professora, com todo material que deverá ser trazido para
                    a confecção desta.Deverá ser previsto também o tempo de execução e o destino do
                    que for feito.

Heredogramas ou Árvores Genealógicas ou...



Reino Metaphyta