sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sangue



GRUPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO
-O sangue é formado pelo plasma sanguíneo e por elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas).
-O sistema ABO de grupos sanguíneos da espécie humana é um caso de polialelia (vários alelos), com os genes A, B e O e os grupos sanguíneos A, B, AB e O.
-O grupo sanguíneo é determinado pela presença ou não de certos antígenos (corpo estranho) na membrana do glóbulo vermelho. Assim, pessoas do grupo A, apresentam um antígeno chamado aglutinogênio A; do grupo B, o aglutinogênio B; o AB apresenta os dois aglutinogênios e o grupo O não apresenta nenhum (na verdade seria o grupo zero, mas muitos dizem grupo ó). Além da presença de aglutinogênios nas hemácias, podem ser encontrados no plasma sanguíneos anticorpos contra esses aglutinogênios – as aglutininas anti-A e anti-B. O encontro desses anticorpos com os antígenos correspondentes provoca, em geral, acidentes durante as transfusões.
-Doação de sangue diferente, mas compatível, não deve ser mais que meio litro, por causa das aglutininas que o doador traz.

-Transfusões inadequadas causam queda de pressão arterial, vermelhidão ou palidez, desmaios e podem causar até a morte.




SISTEMA Rh
-Outro sistema de grupos sanguíneos é o sistema Rh, que envolve dois alelos: D e d.Esses genes podem indicar que o indivíduo é Rh+ (possui o antígeno RH) ou Rh- (não possui esse antígeno.
-Uma aplicação do sistema Rh é a prevenção da Eristroblastose Fetal, que ocorre quando uma mulher Rh-, casada com um homem Rh+ tem dois filhos Rh+. As hemácias do primeiro filho se transferem para o sangue da mãe, que é sensibilizada e passa a produzir anticorpos anti-Rh. Esses anticorpos poderão causar hemólise (destruição das hemácias) no feto se a mãe não tomar a INJEÇÃO  de anticorpos anti-Rh após o 1º parto.
-A injeção de anticorpos anti-Rh (erroneamente chamada vacina anti-Rh) deve ser aplicada até 72 horas após cada parto onde o filho for Rh+. (Isso para que não seja registrado no sistema imunológico e tenha já a rápida produção de anticorpos anti-Rh).
-Quando não se sabe o Rh de uma pessoa, usa-se o Rh-. Para um homem, pode-se usar o Rh+ uma vez só se ele for Rh-; numa mulher jamais (por causa da eritroblastose fetal).
Genótipo         Grupo     
DD ou Dd          Rh+                
Dd                       Rh-                  
                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário