domingo, 3 de agosto de 2014

Sangue

CONCEITO DE ALELOS MULTIPLOS :
Nos exemplos de genética que já foi estudado até agora, sempre havia somente duas variedades de alelos A e a no caso do albinismo, R e r para sementes lisas e rugogas, assim por diante. Nesses casos, ocorrem população com três diferentes genótipos (AA, Aa e aa, isto no exemplo de albinismo).
Há situações porém, em que existem mais de dois alelos para um mesmo gene; imagine uma situação em que haja três tipos de alelos: A, a, e a’. Esses três alelos são chamados de alelos múltiplos ou polialelos. Mesmo nesses casos, cada indivíduo possui apenas dois desses alelos, localizados no respectivo locus(Locus gênico – localização, posição do gene no cromossomo) do par de cromossomos homólogos. Se considerarmos toda a população, no entanto, os genótipos possíveis são mais numerosos: AA, Aa, Aa’, aa, a’ae a’a’.
Mutação:
É possível que, ao longo da evolução, novas mutações ocorram, tanto no alelo Aquanto no a, formando uma terceira, quarta ou quinta versão do alelo original. É assim portanto que os alelos diferentes se originam, por mutações de alelos preexistentes.
Sistema ABO de Grupos sanguíneos.
Na espécie humana existem quatro grupos sanguíneos do sistema ABO, relacionados a presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos: Pessoas do grupo:
·         Grupo A apresentam um antígeno chamado de aglutinogênio A ( geno= que gera);
·         Grupo B, o antígeno aglutinogênio B;
·         Grupo AB, apresenta os dois antígenos aglutinogênio A e B;
·         Grupo O, não apresenta nenhum dos antígenos.

            Esses antígenos são glicoproteínas e sua presença é controlada por uma série de três  genes alelos localizados no par do cromossomo 9.

            O gene A ou IA determina a formação do aglutinogênio A;
            O gene B ou IBdetermina a formação do aglutinogênio B;
            O gene O ou i não forma essas substancias (a letra I vem de isoaglutinação, que é a aglutinação ocorrida na transfusão de sangue de indivíduos da mesma espécie).
            Os genesIA ou IBsão dominantes em relação a i:
  • Por isso pessoas de genótipo IA IAeIAi apresentam o aglutinogênio A;
  • Pessoas de genótipos IBIBou IBiapresentam o aglutinogênio B;

            Os indivíduos ii não possuem nenhum aglutinogênio. Entre  os genes IA ou IBhá codominância, assim cada um fornece o seu efeito e aparecem as duas substancias ( figura 2.0) (AMABIS e MARTHO, 2004).

            Além dos aglutinogênios nas hemácias, podem ser encontrados no plasma anticorpos contra esses aglutinogênios, chamados aglutininas. O termo aglutinina é usado para indicar que esses anticorpos provocam a aglutinação das hemácias.
            Desse modo, os anticorpos impedem que as hemácias ou outros organismos invasores se espalhem no organismo, auxiliando no processo de fagocitose pelos glóbulos. (LOPES e ROSSO, 2010).
            A formação dos anticorpos começa logo após o nascimento por causa da contaminação natural por bactérias que possuem glicoproteínas semelhantes aos aglutinogênios A e B.
            Assim, o organismo de uma criança:
  • Grupo A aglutininas anti-B (ou β, figura 2.0);
  • Grupo B aglutininas anti-A(ou α, figura 2.0);
  • Grupo O forma as duas aglutininas, uma vez que os dois antígenos bacterianos (A e B) são estranhos ao seu patrimônio químico;
  • Grupo AB (com os dois antígenos) não estranha à presença dos antígenos bacterianos e não formam aglutininas. (LINHARES e GEWANDSZNAJDER. 2007).
IMG_20140429_103328077
Figura 2.0 – Os quatro grupos do sistema sanguíneo ABO, suas características e um exemplo de aglutinação (LINHARES e GEWANDSZNAJDER. 2007).


Heterozigoto – indivíduo com 2 genes (alelos) diferentes indivíduo com 2 genes (alelos)  Mesmo que hibrido.
Homozigoto - indivíduo com 2 genes (alelos) iguais indivíduo com 2 genes (alelos). Mesmo que puro.
Aglutinogênio – Antígeno existente na membrana das hemácias. Uma vez presente o anticorpo correspondente, ocorre aglutinação das hemácias (onde se grudam umas nas outras que vem da mistura de sangues diferentes).
Aglutinina - Anticorpo existente no plasma sanguíneo que reage com antígenos de hemácias estranhas, causando a aglutinação dessas hemácias.

Antígeno -substancia estranha ao organismo, geralmente de natureza proteica ou polisacarídica; provoca uma reação de defesa no organismo incluindo a produção de anticorpo específico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário